INTRODUÇÃO
Ser criança é partir à descoberta, explorar o espaço sem medo, sempre à procura de uma nova aventura… A curiosidade e a necessidade de ter novas experiências fazem parte do desenvolvimento normal da criança. A interação com o meio que a rodeia, a exploração do espaço e dos objetos disponíveis são uma verdadeira tentação.
A nossa casa é um local, certamente acolhedor, onde nos sentimos seguros.
Ela é feita e pensada para os adultos. Ao escolher uma habitação devemos ter o cuidado de adaptá-la aos residentes pensando sempre na segurança.
Cabe aos pais organizar a sua casa de forma a prevenir possíveis acidentes. Uma das formas de prevenção passa por explicar às nossas crianças os vários perigos que podem ocorrer nas diferentes divisões e exterior para que os possam evitar.
Para te divirtires um pouco, recorda a história "os Três Porquinhos"
https://www.youtube.com/watch?v=cp5rpv_P0k8&feature=related
Agora, vamos trabalhar e começar a pensar na nossa webquest.
Com o presente trabalho pretendo alertar os pais, as crianças e a comunidade em geral para os possíveis perigos, alterar comportamentos de risco e fomentar o conhecimento sobre regras de segurança.
História do Projeto
O nosso projeto iniciou-se em setembro de 2011.
"Partimos à Descoberta" juntos com vontade de vencer e com um lema a não esquecer: "Um pirata nunca chora e nunca desiste"
A infância é tempo de descobertas, aventura e magia. O que realmente importa é brincar aprendendo, é esperar o inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim, a criança sente-se realizada e feliz. É aqui que entra o Jardim de infância / a escola como local privilegiado de brincadeira, de interação, de partilha de valores e conhecimentos.
O processo ensino aprendizagem pretende constituir-se como aprendizagem nas diversas áreas de conteúdo de forma cooperativa, partilhada, discutida e ampliada. Para elaborar o meu projeto curricular de grupo tenho de ter em consideração o projeto educativo do agrupamento e, tal como seria de esperar, este “…tem como base a interação dos vários agentes educativos e nele se prevê as linhas orientadoras e de ação que se desenvolverão em 4 pilares: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprendera viver em comunidade” (pag.5 in Projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste - 2011/2014)
O envolvimento de todos os intervenientes no processo de construção de saberes significativos e funcionais partindo de situações reais; a oportunidade de todas as crianças emitirem uma opinião, expressarem os seus medos, os seus desejos, o desenvolvimento de relações positivas, de empatia, o trabalho em equipa em que todos procuram um fio condutor, se respeitam, interagem e refletem as suas acções, avaliando-as, é a meta que pretendo atingir com o meu grupo. Pretendo dar-lhes o gosto, o desejo de aprender, o gosto pelo trabalho, num ambiente acolhedor e divertido.
Face a um futuro incerto e um pouco assustador, a educação é de extrema importância ao ser humano para que construa um ideal de paz, de solidariedade, liberdade “controlada” e justiça.
“A Educação pré-escolar é a primeira etapa de educação básica no processo de educação ao longo da vida.” (Orientações Curriculares 1997:15)
Este projeto pretende dar respostas a várias questões:
- Quem somos?
- Como nos organizamos no nosso dia-a-dia?
- O que queremos?
- Como vamos fazer?
- Onde?
- Quem são os nossos parceiros?
- Como avaliamos em equipa os resultados obtidos?
- Como divulgamos o nosso trabalho?
- Que conclusões tiramos?